Em texto apresentado no III Fórum Métricas, o presidente do conselho da Fapesp, Marco Antônio Zago comenta os desafios do sistema de ciência e tecnologia e ensino público na contemporaneidade.
Categoria: Conteúdos
Publicações do projeto Metricas.edu. Análises, notas técnicas, textos de referência e leituras recomendadas.
O monitoramento de desempenho acadêmico baseado em métricas validadas constitui instrumento de indubitável relevância para a gestão universitária. Conduzido de forma sistemática e prospectiva, o acompanhamento de indicadores de desempenho retroalimenta a atuação acadêmica e contribui para o seu planejamento, instruindo a tomada de decisão de gestores e o estabelecimento de prioridades de ação. No […]
Introdução Nesse seminário virtual fomos desafiados a abordar alguns aspectos da situação atual gerados pela pandemia e que impactam a área de dados. Divido a apresentação em duas vertentes, uma relacionada à manutenção e andamento das atividades sendo realizandas na Unicamp, hoje de forma remota em função da pandemia, atualizando as informações apresentadas anteriormente. Na […]
É necessário fazer uma pequena introdução, pois esse período está sendo singular para o Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp). Mesmo conhecendo as notícias e as informações sobre o avanço da covid-19 sobre a região de Wuhan, na China, e depois a expansão do vírus, com a doença resultante do contágio, para países da Europa, a […]
Pergunta para a sessão: As áreas do conhecimento e suas métricas Edson Wendland O Prof. Edson abordou os indicadores para avaliar o ensino. Gostaria de saber se os alunos fariam parte desse processo de avaliação e de que forma. Sim. A ideia seria construir um formulário com quesitos objetivos sobre habilidades importantes no ensino,avaliados de […]
As pesquisas disponíveis sobre experiência docente e discente: Survey de atitudes docente diante a transição Pesquisa da Unifesp sobre perfil discente Pesquisa dirigida por alunas da Travessia na FDUSP Pesquisa do perfil discente na UFES As melhores práticas estabelecidas: Video – Marcelo Knobel Acessibilidade digital no ensino Mesa III Fórum – Transição do presencial para […]
Em entrevista para o Jornal da USP sobre a construção do III Fórum o coordenador do projeto, Jacques Marcovitch fala da importância do contexto e dos desafios para a consolidação do protagonismo da ciência no futuro.

O THE Impact Ranking se baseia nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e classifica instituições de educação superior em relação à contribuição para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentãvelda ONU. Trata-se de uma iniciativa nova, que na sua segunda edição de 2020, listou a USP em 14° lugar. Para comentar a participação da Universidade […]

Durante o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 7 de maio de 2020, registramos uma intervenção da Professora Mônica Yassuda, diretora da EACH/USP que compartilhou inovações e boas práticas na EACH decorrentes da crise sanitária que se iniciou em março de 2020. Acompanhe o vídeo. 4″57′

Essa entrevista com o Prof. Ney Lemke, Coordenador da CTInf da UNESP, foi realizada para subsidiar o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 6, 7 e 8 de maio de 2020. Na entrevista, foram respondidas perguntas sobre os desafios e lições da crise sanitária, em decorrencia dos acontecimentos […]

Essa entrevista com o Prof. João Eduardo Ferreira (JEF) que é superintendente da STI-USP, foi utilizada para subsidiar o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 6, 7 e 8 de maio de 2020. Na entrevista, concedida para a rádio USP, foram apresentados alguns desafios decorrentes dos acontecimentos de […]

Essa entrevista com o Prof. Paulo Licio de Geus, que é CIO do CITIC da Unicamp, foi realizada para subsidiar o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 6, 7 e 8 de maio de 2020. Na entrevista, foram respondidas perguntas sobre os desafios e lições da crise sanitária, […]
A crise sanitária de 2020 causada pelo Covid-19 levou as universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) a proporcionar aulas remotas com uso de tecnologias digitais para alunos de graduação e de pós-graduação, além de manter o desenvolvimento de pesquisas, zelando, assim, pelo dever social das instituições públicas de ensino superior. Em decorrência disto, os […]

Em uma época de rupturas e medidas de isolamento social, podemos esperar que quase todas as áreas do sistema de produção científica serão afetadas pelas crises decorrentes do Covid-19. Essas interrupções trarão outros desafios, revelarão novas soluções e atores submetidos às condições difíceis pelas restrições, que repentinamente são postos à prova por esse novo ambiente […]

Como se situam as universidades brasileiras no mundo em termos de qualidade em 2020? Para responder a essa pergunta, foi analisado o cenário e os dados de alguns rankings internacionais, em busca de indicativos de qualidade e pontos de comparação das universidades públicas brasileiras.
Desde meados de março, a restrição imposta pela crise sanitária forçou mudanças rápidas e respostas rápidas das universidade. Nesse artigo, listamos e analisamos as iniciativas de comunicação social de algumas universidades de destaque no mundo e as iniciativas brasileiras.
O ranking Nature index Young Universities é baseado apenas no número de artigos publicados no conjunto de revistas publicadas do grupo editorial. Não considera citações portanto, não dá medida de impacto, nem de produtividade, mas da capacidade de uma universidade de produzir e publicar artigos em uma fonte altamente respeitável. Nessa edição de 2020, trazemos uma análise da participação de duas instituições paulistas, a UNESP e a UFABC.

Durante o Webinar Lições da Crise: Inovações e boas práticas nas universidades, promovido no dia 7 de maio de 2020, registramos uma intervenção do Professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp compartilhou inovações e boas práticas para assegurar a acessibilidade e equidade de oportunidade aos estudantes das universidades. Acompanhe o vídeo. 7″41′

O Webinário promovido pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) no dia 29 de abril de 2020, contou com a participação dos expositores Carlos Henrique De Brito Cruz e Luiz Eugenio Mello

Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio de 2020, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19. Saiba mais na matéria publicada no Jornal da USP, ou acesse diretamente o canal Ciência USP no Youtube